Por que os tenistas gritam?
A pergunta que não quer calar ou uma das mais feitas por quem quer entender melhor sobre o Tênis, por que será que alguns tenistas gritam tanto quando jogam?
Fiz uma pesquisa mais a fundo para responder essa pergunta e descobri que eu deveria tentar gritar mais nos meus próprios jogos, eu não tenho o hábito de fazer isso constantemente, mas involuntariamente já fiz. Confira os resultados do que pesquisei e porque cheguei nessa conclusão.
Muitos tenistas profissionais gritam para se manterem concentrados e mandar mais energia para seus golpes, já outros fazem isso para regular a respiração e tem aqueles que criaram o hábito e quando param deixam de jogar no seu melhor.
Além de ser uma tradição no esporte, está cientificamente provado que o grito pode ajudar o tenista a melhorar um pouco a velocidade de seus golpes, algo muito importante para os profissionais.
Se você tem interesse em saber mais sobre hábitos ou manias dos tenistas, eu fiz outra matéria aqui nesse link sobre o porque de alguns jogadores de Tênis assoprarem os dedos e aqui nesse outro link para acessar uma matéria sobre a escolha de bolas antes do saque.
Muitos tenistas que param de gritar perdem rendimento
A Maria Sharapova foi uma tenista muito conhecida por seus sonoros gritos em quadra, mas ela não fazia isso por malicia de atrapalhar o adversário ou irritar a plateia, ela simplesmente sempre gritou assim e virou um hábito.
Quando a Sharapova tentou não gritar durante suas partidas de Tênis, o rendimento dela caiu bastante e ela descobriu que não conseguia largar o hábito.
A Monica Seles também gritava bastante durante suas partidas e também tentou parar para descobrir seu rendimento cair drasticamente.
Se você já leu várias publicações desse blog já deve saber que sou fã da Simona Halep e tenho alguns detalhes interessantes que observei, ela é o tipo de jogadora que as vezes grita e outras vezes não grita, sempre quando ela está atrás no placar e quer muito reverter o cenário da partida ela começar a gritar mais.
Ela certamente joga mais agressiva quando está gritando, mas o estranho é que as vezes ela está jogando na zona (naquele momento onde o atleta está tão concentrado na partida que ele nem pensa nas jogadas e as executa perfeitamente) e nem sempre ela grita.
O grito da Halep é um pouco diferente, ele é bastante alto, mas ela prolonga mais e o mais interessante é que ele muda de som no momento em que ela percebe que bateu errado na bola.
Eu brevemente comentei sobre usar o grito para controlar as emoções durante uma partida aqui nessa matéria sobre como controlar o mental no Tênis.
O que as regras dizem a respeito do grito dos tenistas
Não há e nunca teve nenhuma proibição para tenistas que gritam durante uma partida, mas nas regras existe uma punição para quem interromper propositalmente o oponente, se um tenista emitir sons ou gritar durante a vez do adversário rebater a bola, ele será punido por isso.
Em jogos de duplas também é permitido emitir sons e se comunicar com seu parceiro, mas somente depois que o adversário rebateu a bola e não durante o contato para não o atrapalhar. Se quiser saber mais sobre o jogo de duplas, recomendo acessar essa matéria que fiz aqui nesse link.
Na próxima vez que você for assistir a uma partida de Tênis repare como os tenistas ficam totalmente calados quando a bola passa para o lado do adversário, eles não podem atrapalhar quando o oponente acertar a bola.
Em 2009 alguns famosos atletas do Tênis revelaram que o grito dos adversários atrapalha e que eles deveriam ser banidos, mas no fim não aconteceu nenhum tipo de inibição oficial ou mudança nas regras, somente uma momentânea pressão por parte de jogadores que não gritam e de alguns dos públicos que iam assistir as partidas.
Para conhecimento: Os gritos no Tênis ganharam popularidade quando o polêmico Jimmy Connors começou a usá-los em suas partidas.
Por que é aconselhável gritar ao jogar Tênis?
Ao gritar durante o momento de contato da raquete com a bola, o tenista irá respirar e acredite ou não, muitos tenistas esquecem de respirar durante a rebatida e isso influencia diretamente em sua performance já que ele não terá fôlego para continuar correndo em uma longa troca de bola.
Já vi muitos treinadores de Tênis recomendar o grito aos tenistas, é até possível respirar sem gritar, mas ao fazer isso fica ainda mais fácil lembrar a si mesmo que você tem que respirar e por isso alguns técnicos recomendo o grito para certos atletas.
Controlar a respiração durante uma partida de Tênis é extremamente importante, se você criar o hábito de soltar o ar toda vez que for rebater a bola, irá ganhar também um ritmo melhor e melhorar sua intensidade em quadra.
Gritar durante o saque é também uma boa dica para adicionar um pouco mais de velocidade.
Em resumo, se você notar que não respira instintivamente durante suas rebatidas, é bom considerar treinar para que você sempre faça isso e se você notar que acaba esquecendo de respirar, gritar em toda rebatida pode ser uma solução para que você não esqueça.
A ciência por trás da irritação provocada pelos gritos dos tenistas
Mesmo sabendo que muitos tenistas profissionais gritam somente para a sua própria melhora e não para atrapalhar o adversário, a ciência também mostrou que ele acaba atrapalhando o adversário. Quando o tenista grita ele o faz durante o momento de contato, em um nível tão alto quanto uma partida profissional, a audição é muito importante e quando o adversário grita durante o contato, fica difícil ouvir o barulho da bola batendo na corda e, portanto, é mais difícil definir rapidamente que tipo de golpe será usado e para onde a bola será mandada na quadra.