Entenda o equilíbrio (Balance) de uma raquete de Tênis

Já viu nas especificações de uma raquete a informação Balance? Esse é o equilíbrio do peso da raquete e entender ele é muito importante para você compreender melhor os modelos diferentes de raquetes de Tênis e escolher a mais adequada para você.

O equilíbrio ou balanço (Balance) de uma raquete de Tênis é a medida da distribuição de peso em uma raquete, o peso pode ser centralizado, mais voltado para a cabeça da raquete ou mais para o cabo dela.

Normalmente esse valor vai ser algo como “4 pts HL”, “4 pts HH” ou “4 points Head Light” e em alguns casos estará em milímetros “330,2 mm”.

Se você está buscando saber mais sobre o equilíbrio da raquete porque está procurando comprar uma, sugiro que dê uma olhada também na minha lista das melhores raquetes clicando aqui.

Como o equilíbrio da raquete muda o seu manejo

Uma raquete de mesmo peso pode ter um equilíbrio diferente e mesmo que elas sejam feitas do mesmo material e mesmas especificações, se o equilíbrio do peso estiver diferenciado a raquete se comportará diferente.

Se tiver interessado eu falo sobre os tipos de materiais usados nas raquetes e a influência deles aqui nessa outra matéria desse mesmo blog.

É aí que entra os valores fornecidos pelos fabricantes de raquetes, para que você tenha uma ideia de como o peso dela é preenchido ao longo de toda a sua estrutura, a maioria usa os pontos por polegadas para representar esse valor e acredito que essa forma é a mais lógica e ilustra muito bem o equilíbrio.

Uma polegada é composta por 8 pontos, quando você encontra nas especificações da raquete que ela é 4 pontos HL isso quer dizer que ela é meia polegada mais pesada para o lado do cabo da raquete.

Se você está procurando uma raquete nova, saiba que saber somente o equilíbrio dela não vai te ajudar a escolher a melhor, mas abaixo eu explico para quem é indicado cada equilíbrio, você deve também considerar o peso total da raquete e na matéria nesse link eu explico isso bem melhor.

HL ou Head Light (Cabeça leve), o peso é mais voltado para o cabo

Quando você tem uma raquete mais pesada na parte do cabo, essa raquete é mais fácil de manejar e você vai conseguir controlar melhor para onde a bola vai, em alguns casos existem raquetes muito pesadas que ao movimentar para bater na bola você sente que é mais leve do que aparenta.

A famosa analogia para isso é a do martelo, imagine que você vai pegar um martelo, mas não pelo cabo dele e sim pela ponta pesada de ferro, se você mexer ele de um lado para o outro vai conseguir acelerar bem, vai parecer que você só está lidando com o peso da madeira.

Se você pegar o martelo pelo cabo e mexer ele de um lado para o outro vai sentir mais dificuldades para acelerar e vai começar a perceber melhor o peso do ferro.

Na raquete é a mesma coisa, quanto mais o peso dela estiver para o cabo, mais fácil será para você acelerar o golpe, porém a potência não será tão alta assim se você não conseguir usar bem o braço para acelerar o movimento.

Raquetes Head Light: Indicadas para jogadores mais experientes que conseguem fazer os movimentos dos golpes de Tênis. Melhor para gerar Spin, a grande maioria dos profissionais usam raquetes HL.

HH ou Head Heavy (Cabeça pesada), o peso é mais voltado para a cabeça.

A raquete com o peso mais concentrado na parte da cabeça dela do que no cabo é mais difícil de manejar e, portanto, você terá dificuldades para colocar a bola onde quer, mas você vai conseguir gerar potência com ela muito mais fácil.

Imagine novamente o martelo, se você segurar ele pelo cabo e bater a ponta de ferro em uma bola, você vai conseguir acertar ela com uma grande potência sem precisar realizar um movimento muito elaborado ou extenso.

Se você pegar o martelo pela ponta de ferro e tentar bater o cabo dele na bola, vai ter muito mais dificuldades de mandar essa bola com potência sem exagerar bastante o movimento.

Raquetes Head Heavy: Indicadas para iniciantes que ainda não sabem fazer o movimento mais adequado, dessa forma eles conseguem mais potência sem precisar realizar muito esforço.

É mais comum que raquetes Head Heavy tenham um peso total menor do que as HL para que não seja difícil para o tenista maneja-la, por isso elas são recomendadas para iniciantes.

Se a raquete é mais leve e é Head Heavy ela vai reunir a potência com o manejo fácil, mas os tenistas experientes vão sentir seus golpes mais limitados usando esse tipo de raquete já que eles recebem bolas pesadas que precisam de uma raquete com um peso que aguente o impacto.

EB ou Even Balance (Equilibrada), o peso é equilibrado e não varia para nenhum dos lados.

As raquetes equilibradas são o meio termo entre as Head Light e as Head Heavy, você consegue um pouco das duas, ou seja, potência moderada e controle moderado.

Esse tipo de raquete é mais difícil de encontrar e com razão, é uma questão de gosto e poucas pessoas se acostumam com essas raquetes, na maioria das vezes os tenistas não escolhem raquetes EB porque elas acabam sentindo que a raquete reúne o ruim de uma raquete HL e HH.

Algumas pessoas gostam de raquetes EB e conseguem sentir o melhor das raquetes HL e HH que é potência e controle, mas normalmente é o contrário, a raquete parece mais pesada depois de um tempo de uso e além disso não dá tanta potência assim que justifique.

Raquetes Even Balance: Indicadas para quem quer um tipo de raquete diferente que tenta reunir potência e controle de uma forma equilibrada.

Conversão dos valores do equilíbrio

Sabendo que cada fabricante pode muito bem usar a nomenclatura que quiser para divulgar o equilíbrio do peso na raquete, a seguir deixei uma fórmula e alguns valores para você consultar.

Uma vez eu precisei comparar dois modelos de raquetes, mas um fabricante listava a raquete com o equilíbrio em milímetros enquanto que o outro listava em pontos de polegada, se eu tivesse esses dados em mãos seria bem mais fácil distinguir as diferenças.

A tabela a seguir reúne os valores em milímetros e centímetros correspondentes à nomenclatura para uma raquete Head Light de tamanho 27 polegadas ou 68,58 centímetros.

Equilíbrio ou Balance em pontos para Head Light de raquete tamanho 27 polegadasValor em milímetrosValor em centímetros
Equilíbrio igual ou Even balance342,934,29
1pt Head Light339,733,97
2 pts Head Light336,533,65
3 pts Head Light333,333,33
4 pts Head Light330,233,02
5 pts Head Light327,032,70
6 pts Head Light323,832,38
7 pts Head Light320,632,06
8 pts Head Light317,531,75
9 pts Head Light314,331,43
10 pts Head Light311,131,11
11 pts Head Light307,930,79
12 pts Head Light304,830,48

O tamanho 27 é o mais comum nas raquetes de Tênis, mas as regras permitem que raquetes de Tênis tenham a extensão de ao menos 26,5 polegadas até 29 polegadas.

A fórmula para você encontrar em centímetros o valor de pontos em uma raquete Head Light é a seguinte:

(Ponto médio – (Valor em pontos x 0,125)) x 2,54

Ponto médio: Divida o tamanho em polegadas da sua raquete em 2.

Valor em pontos: É o valor que você encontra nas especificações da raquete, exemplo: 2 pts HL.

2,54: Esse valor é a quantidade de centímetros em uma polegada.

0,125: É um oitavo em números decimais, isso porque uma polegada tem 8 pontos.

Exemplo, para converter o valor 4 pts Head Light em centímetros de uma raquete de 27 polegadas, o cálculo é:

(13,5 – (4 x 0,125)) x 2,54 =

(13,5 – 0,5) x 2,54 =

13 x 2,54 = 33,02 cm

Se fosse uma raquete de tamanho 28 e fosse converter 4 pts Head Light para centímetros o valor seria 34,29 cm.

Para descobrir os valores do equilíbrio em centímetros de uma raquete que é Head Heavy, basta você diminuir o valor em centímetros da Head Light pelo valor do comprimento da raquete multiplicado por 2,54.

Para a raquete de 27 polegadas seria: 27 * 2,54 = 68,54 cm

Exemplo, a raquete que é 2 pts Head Heavy é 68,54 – 33,65 = 34,89 cm

Caso a raquete seja de 28 polegadas o valor é outro, seria 28 * 2,54 = 71,12 cm

Se não quiser fazer contas, deixei na tabela a seguir os valores em milímetros e centímetros correspondentes ao de pontos de polegadas para uma raquete de 27 polegadas que é a mais comum no mercado.

Equilíbrio ou Balance em pontos para Head Heavy de raquete tamanho 27 polegadasValor em milímetrosValor em centímetros
Equilíbrio igual ou Even balance342,934,29
1pt Head Heavy346,134,61
2 pts Head Heavy348,934,89
3 pts Head Heavy352,535,25
4 pts Head Heavy355,235,52
5 pts Head Heavy358,435,84
6 pts Head Heavy361,636,16
7 pts Head Heavy364,836,48
8 pts Head Heavy367,936,79
9 pts Head Heavy371,137,11
10 pts Head Heavy374,337,43
11 pts Head Heavy377,537,75
12 pts Head Light380,638,06

Descobrindo o equilíbrio de sua raquete

Uma forma fácil de encontrar o equilíbrio da raquete é pesquisando no site do fabricante ou até mesmo o valor especificado na pintura ou embalagem da raquete, mas quando você adiciona pesos ou Grips e Overgrips, o equilíbrio pode alterar.

Eu escrevi com mais detalhes sobre o peso que os Grips e Overgrips adicionam em uma raquete aqui nesse link.

Para você medir o equilíbrio exato da raquete é necessária uma máquina chamada prancha de equilíbrio ou Balance Board para realizar essa consulta, somente uma balança não vai ser suficiente já que a medida é realizada através do comportamento da raquete e não se o peso está mais localizado em uma só parte dela.

Essas máquinas existem para vender principalmente no exterior e na internet, mas algumas pessoas conseguem construir uma máquina caseira usando alguns materiais e uma régua.

Mas se você quiser só ter uma ideia se sua raquete é HH, HL ou EB sem a medida exata, basta equilibrar ela no seu dedo na região triangular do meio e esperar para saber de qual lado ela visivelmente é mais pesada.

Posts Similares