Como jogar Tênis sozinho
Nem sempre há alguém para praticar Tênis com você ou talvez você está em casa e não pode ir na quadra e ainda sim quer melhorar no Tênis, nessa matéria lhe dou umas dicas para você jogar Tênis sozinho, seja em casa ou em uma quadra.
Para treinar sozinho sem uma quadra
Nem todos conseguem uma quadra para treinar sozinho, mas existem outras formas de melhorar no Tênis sem uma quadra.
Tudo que você precisa é de disposição e um pouco de espaço, ajuda muito também se você já tem uma raquete e uma bolinha de Tênis, caso não seja o seu caso e você vai começar agora no esporte, não deixe de ler esse guia aqui no blog sobre como escolher uma raquete para iniciantes.
Treinando Tênis em qualquer lugar
Não importa se você mora em um apartamento bem pequeno e não pode bater a bola na parede ou no chão para não perturbar os vizinhos, as dicas a seguir valem até para esses espaços mais limitados, eu sei disso porque vivo em um desses.
Coordenação olhos, raquete e bola
Esse treino é o mais conhecido, você rebate a bola nas cordas da raquete repetidamente, mas você pode fazer algumas variações dele, tente virar os lados a cada batida e use também o efeito lateral para os dois lados, faça a bola girar com efeito a cada vez que ela bater nas cordas.
Tem uma variação legal onde você joga a bola bem no alto e tenta pegar ela com as cordas da raquete sem que ela quique nela, mas, se assim como eu, você mora em um apartamento com o teto baixo, essa dica não vai funcionar.
Você pode também quicar a bola no chão e na parede com a raquete, mas essa opção é só para quem mora em uma casa e o som não vai atrapalhar os vizinhos.
Treino do Footwork com Shadowstrokes
O Footwork é o jogo de pernas, como suas pernas se mexem durante a disputa de um ponto no Tênis, treinar o footwork não exige um espaço tão grande assim e você pode adicionar isso com o treino de Shadowstrokes que é a simulação do golpe, você movimenta a raquete como se fosse bater na bola, mas não terá uma bola é só imaginação.
De acordo com minha pesquisa, só o Shadowstroke não adianta muito, mas se você usar ele para treinar o Footwork ele é útil. Uma alternativa é pegar um livro pesado e amarrar com uma fita na cabeça de uma raquete que você não usa e fazer os Shadowstrokes com ela, dessa forma você vai conseguir simular melhor a transferência de peso no momento do golpe já que estará usando uma raquete bem pesada.
Fazendo exercícios para melhorar a flexibilidade
Para evitar lesões no seu corpo você precisa fortalecer ele e para o Tênis é ótimo também ter mais flexibilidade, então você pode fazer uma série de exercícios em qualquer espaço sem precisar ter raquete e bola.
Assim, quando você entrar em uma quadra para jogar, vai estar com o corpo melhor e vai poder executar os golpes mais eficientemente.
Muitos professores de Tênis dão dicas no Youtube sobre exercícios para melhorar a mobilidade do seu corpo, um que gosto bastante é o Jeff Salzenstein, ele já foi Top 100 da ATP e ensina muito bem, abaixo deixo um dos vídeos dele, mas você vai encontrar outros exercícios por aí muito bons caso não queira fazer esses.
Mesmo sendo um vídeo em inglês dá para entender o que está acontecendo, basta imitar o que ele faz, mas uma dica que ele dá é não fazer nenhum desses exercícios se você estiver sentido qualquer tipo de dor.
Treinando Tênis no paredão
Se você tem uma parede que pode usar, dá para treinar seus golpes nela, separei um vídeo que achei legal de uma pessoa executando os golpes no paredão que você pode copiar e fazer você mesmo.
A dica é não tentar somente bater forte na bola, o seu objetivo pode ser melhorar a movimentação do seu golpe, pode ser melhorar sua mira e até mesmo melhorar seu Footwork ou jogo de pernas, mas o importante é ter um objetivo e não bater no paredão de qualquer jeito.
Usando ferramentas de treino
Existem algumas ferramentas que te ajudam a treinar Tênis sozinho além da máquina de lançar bolas, conheça algumas delas:
Total Serve Master – É um equipamento usado para treinar seu movimento do saque, ele é importado e o preço é alto, mas você pode improvisar uma sacolinha e encher ela com bolinhas para usar no lugar desse equipamento para simular o efeito que também funciona.
Paredão de Tênis portátil – Esse produto é para você rebater a bola sem muito barulho e com ela voltando consistentemente para você, ótima para aprender o básico dos golpes ela te obriga a bater com mais TopSpin. Ela consiste em uma plataforma com um pano, existem as maiores e algumas portáteis que dá para desmontar e montar onde quiser.
Bola com elástico ou Powerbase – Essa ferramenta é simplesmente uma bolinha amarrada em um barbante pregado a uma base pesada que pode ser colocada em qualquer superfície, você bate na bola e ela volta para você, com um bom espaço dá para treinar seus golpes sozinho com esse método.
Treinador de olhos Billie Jean King e Tennis Topspin Pro – Esses dois equipamentos são similares, consiste em uma base com uma bolinha para você acertar e treinar seus golpes, ela é bem estável no chão e a bolinha vai girar sem sair do lugar.
Se você tem uma quadra só para você
Se você tem uma quadra de Tênis só para você treinar e não tem ninguém para jogar, há uma série de opções para melhorar seu jogo, uma delas é jogar com uma máquina lançadora de bolas, mas não vou mencionar esse método já que eu nunca tive uma e sei que elas são bem caras.
Tudo que você vai precisar além da quadra é uma raquete e algumas bolinhas, confira algumas opções para treinar Tênis sozinho em uma quadra.
Jogo do Set de saque
Quando estou sozinha na quadra eu jogo um Set inteiro contra eu mesma, eu simplesmente contabilizo os pontos pelo saque, quando erro eu perco pontos quando acerto eu ganho pontos.
Troque de lado a todo game e seja muito crítico com suas chamadas de linha, se tiver o mínimo de dúvida se a bola saiu ou não considere ela fora.
Se tiver fazendo sol, melhor ainda, assim você vai treinar o saque com o sol no rosto e se preparar quando estiver jogando uma partida e não puder mudar de lado, lembre-se de usar protetor solar, no rosto uso o fator 60 que para mim funciona bem.
Antes de começar você pode dar uma olhada nas dicas que escrevi aqui nesse guia para executar o saque de uma forma mais parecida com a dos profissionais e de forma mais eficiente, mas não tente incorporar tudo que você aprender de uma vez, vá adicionando cada detalhe aos poucos.
Para iniciantes – Se você quer aprender a colocar o saque na quadra e cometer menos duplas faltas, esse jogo de Sets é perfeito, tudo que você precisa fazer é começar sacando normal em um dos lados da quadra.
Se você cometer dupla falta você perde o ponto, é importante você imaginar que está em uma partida e que na sua frente tem um oponente, então tente mandar o primeiro saque mais forte e o segundo saque tente colocar na quadra.
Caso você, igual a mim, com o tempo fique entediado de jogar assim já que começa a vencer de você mesmo de 6-0 sempre, faça algumas variações nesse jogo de Set.
Para mais desafio (Treinando o saque com efeito) – Agora a regra para ganhar o Set é só acertar saques com quique alto, você pode acertar ele em qualquer lugar válido desde que ele quique mais alto que o normal.
Você ainda tem o direito a repetir caso errar o primeiro, tente sempre o saque kick no primeiro saque e depois use ele também no segundo saque.
Esse exercício serve para você aprender a usar o saque Kick que é um segundo saque muito efetivo e treinar o segundo saque é muito mais valioso do que treinar o primeiro saque.
Eu tentei e comecei a perder mais Games assim, agora sim o jogo de Set comigo mesma ficou mais interessante, eu confesso que perdi todos os Sets nas primeiras tentativas desse jogo.
Lembre-se de ser muito crítico consigo mesmo, analise se a bola entrou e se ela teve o efeito desejado, se for chapado ou outro efeito você perde o ponto.
Após você ficar muito bom no jogo de Sets de saque Kick, passe a jogar agora com saque Slice, para deixar ainda mais difícil, passe a determinar um lado onde a bola deve cair e com o efeito desejado, se será um saque aberto ou mais fechado para o meio da quadra.
Pode ser difícil no início, mas isso vai te ajudar muito a melhorar seu saque, o saque não é só potência, eu acho absolutamente necessário que você conheça os tipos de saque e saiba usá-los a seu favor, mas tudo a seu tempo, leva muito tempo para aprender e executar cada um.
Para facilitar, eu recomendo que você leia essa matéria aqui no blog que fiz sobre como identificar cada saque e quais estratégias usar nele.
Jogo do Set de Golpes
O jogo do Set de Golpes é uma variação do jogo de Sets de saque, você lança a bolinha você mesmo a sua frente e usa um golpe para colocar ela no outro lado da quadra, se a bola ficar na rede ou sair você perde o ponto.
Você pode fazer um Set inteiro usando somente um tipo de golpe, a cada Game você troca de lado da quadra. Caso tenha pouco tempo, pode fazer séries de Tiebreaks em vez de Sets inteiros.
Alguns golpes que você pode treinar sozinho lançando a bola você mesmo:
Groundstrokes – Os Groundstrokes ou golpes de chão você pode treinar eles atrás da linha de fundo, pode fazer um Set inteiro de golpes de Direita ou Forehand e um Set inteiro de golpes de Esquerda ou Backhand.
Para deixar mais difícil você pode imaginar um local no chão da quadra para colocar a bola ou adicionar cones para acertá-los, se errar você perde o ponto.
Slice – Não se esqueça de treinar o Slice de Esquerda e de Direita também usando os mesmos métodos para os golpes de chão. Esse golpe às vezes é ignorado nas seções de prática de Tênis, mas ele te dará uma grande vantagem estratégica, para saber mais sobre táticas para o Slice clique aqui e acesse algumas dicas que dou em outro guia desse blog.
Voleio – Já que é mais difícil você errar um voleio quando está perto da rede, você pode já no início imaginar a região da quadra que quer acertar o voleio ou adicionar cones.
Você pode deixar a bola quicar para depois volear e treinar o voleio baixo que é mais difícil que o normal ou treinar o normal lançando a bola e acertando ela antes dela quicar. Treinar voleio assim não é o mesmo já que a bola normalmente terá velocidade e direção quando estiver passando pela rede em uma situação de disputa de ponto, mas já ajuda um pouco.
Drop Shot – Esse é um dos meus preferidos de treinar, acho esse golpe fantástico, eu começo tentando somente colocar o Drop Shot no outro lado da rede, primeiro Set faço próximo da rede e depois nos outros Sets vou diminuindo cada vez mais a distância até chegar no mais difícil, executar o Drop Shot atrás da linha de fundo da quadra.
Para dificultar você pode adicionar cones ou mirar na paralela, lembre-se de treinar o Drop Shot de Direita e Esquerda.
Overhead – Os Overheads são mais difíceis de treinar sozinho assim, mas é possível, você tem é que quicar a bola bem alto, bata a bola no chão com mais potência para ela subir e você executar o golpe.
Treinar os Overheads no paredão é mais eficaz porque é difícil mandar a bola tão alta para você mesmo bater, mas não é toda quadra que tem uma parede para você bater.
Trabalhe sua movimentação
Pode ser que você esteja esperando outra pessoa chegar na quadra ou você quer trabalhar sua velocidade e movimentação então dá para usar bem os espaços da quadra para treinar.
Tem um vídeo legal com uma série de exercícios para fazer na quadra e até com um aquecimento antes, mesmo estando em inglês você não precisa entender o que ele fala, só repetir o que ele faz.