Quais são as diferenças entre Tênis e Beach Tennis?

Está na dúvida para identificar o Tênis e o Beach Tennis? Apesar dos dois esportes terem muitas similaridades, eles são bem diferentes tanto nos materiais como nas regras.

O Tênis de quadra é jogado em quadras de materiais mais rígidos para a bola quicar, no Beach Tennis só vale jogar na areia e a bola não pode quicar no chão. A rede do Tênis fica bem mais perto do chão que a do Beach Tennis que se assemelha à rede do vôlei, a raquete do Tênis possui cordas e a do Beach Tennis não.

A seguir vou listar várias das diferenças entre esses dois esportes de raquete com mais detalhes.

A quadra

Como já mencionado, o Beach Tennis só pode ser jogado em uma quadra de areia, já o Tênis de quadra pode ser somente em quadras que possibilitam a bola de quicar na quadra, os materiais variam entre saibro, grama, madeira e pisos duros feitos de materiais como asfalto e entre outros.

A quadra do Tênis mede 23,77 metros em comprimento, 8,23 metros em largura para partidas de jogos simples e para jogos de dupla é o mesmo comprimento com 10,97 metros de largura.

Já a quadra do Beach Tennis mede o mesmo da quadra de vôlei de praia, são 16 metros em comprimento e 8 metros de largura para jogos de duplas, nos jogos de simples é colocado uma faixa dividindo quase no meio da quadra, sua largura passa a ser de 4,5 metros.

Diferente do Tênis, no Beach Tennis a modalidade mais popular é a de duplas, no Tênis os jogos de simples são bem mais famosos do que os de dupla.

A rede da quadra de Tênis encosta no chão, sua altura varia, no meio ela mede 91,4 cm de altura, mas nas laterais ela mede 1,07 metros de altura.

No Beach Tennis a rede fica suspensa no ar através dos postes laterais e só tem uma altura com relação ao chão que é 1,70 metros de altura.

Diferenças na bola e na raquete

A bola usada no Beach Tennis se parece muito com a bolinha de treinos do Tênis de quadra que é na cor amarela e detalhes vermelhos, mas ela tem uma diferença considerável na pressão, a bola do Beach Tennis é bem mais murcha do que a do Tênis, isso é para que os ralis durem por mais tempo.

A raquete do Tênis é maior e usa cordas, a do Beach Tennis não usa cordas, ela é feita de materiais como madeira, grafite, carbono, Kevlar e fibra de vidro, elas medem no máximo 55 cm de comprimento e 30 cm de largura e sua espessura é de no máximo 3,5 cm.

As raquetes de Tênis podem medir até 73.66 cm de comprimento e até 31.75 cm em largura, elas também são feitas de materiais parecidos com os das raquetes de Beach Tennis.

Para segurar a raquete de Beach Tennis basta usar uma mão, já no Tênis de quadra é comum usar duas mãos para segurar a raquete.

Golpes de Beach Tennis e Tênis

Os golpes do Tênis de quadra são mais variados até porque o esporte possui uma quadra bem maior que permite também que a bola quique no chão, o movimento do saque e os voleios entre o Beach Tennis e o Tênis são parecidos, mas o Beach Tennis não possui os golpes de chão com TopSpin e Slice.

Para mais detalhes de todos os golpes do Tênis de quadra, clique aqui para ler uma matéria que escrevi aqui no blog.

Calçados diferentes

No Tênis de quadra é necessário usar um Tênis especial para cada tipo de superfície, já no Beach Tennis você joga descalço.

As roupas em geral são parecidas, ambos usam também as munhequeiras, viseiras e bonés para se proteger do sol.

Pontuação e regras

A pontuação do Tênis de quadra é bem particular, você conta o primeiro ponto como 15, o segundo como 30, o terceiro como 40 e o último como Game, no Beach Tennis é o mesmo sistema, porém não há o sistema de vantagem do Tênis.

Ambos jogos são disputados em melhores de 3 Sets, vence o Set quem marcar 6 Games primeiro, no Beach Tennis ganha o Game quem conseguir marcar primeiro o quarto ponto, o ponto Game, aquele depois do 40.

Já no Tênis é um pouco diferente, você tem que ter pelo menos um ponto de diferença para ganhar um Game, então se a pontuação está 40 a 40, o próximo ponto não é o Game, mas sim o ponto de vantagem, algo que não existe no Beach Tennis.

Quando é marcado um ponto?

No Tênis é considerado o ponto se a bola quicar mais de uma vez no chão, se ela quicar pelo menos uma vez fora da quadra, se a bola encostar em um dos tenistas e se ele encostar na rede.

No Beach Tennis é também considerado ponto do adversário se você encostar na bola sem usar a raquete e se a bola for jogada fora da quadra, mas um quique no chão já é um ponto.

O saque

No saque do Tênis você tem uma chance de erro antes de perder o ponto por errar o saque, no Beach Tennis não.

Para o Tênis é considerado falta se o sacador mandar a bola fora da área de quique no chão do lado oposto, no Beach Tennis a bola não quica no chão e o sacador pode mandar ela para qualquer lugar dentro da quadra adversária.

Em jogos de duplas de Tênis somente um dos jogadores pode receber o saque, no Beach Tennis qualquer um dos jogadores pode receber o saque.

Quando a bola do saque bate na rede e cai na área de saque, é considerado Let e o sacador deve repetir o saque, no Beach Tennis se a bola encostar na rede durante o saque ele é válido, não existe o sistema de Let.

Curiosidade: Em duplas mistas de Beach Tennis não é permitido sacar por cima, somente sacar por baixo (não pode jogar a bola acima da cabeça para bater nela), no jogo de duplas e simples é permitido o saque normal.

Para saber mais detalhes das regras do Tênis de quadra em geral, recomendo que você acesse essa matéria aqui que escrevi nesse mesmo blog.

Posts Similares