Os melhores Animes e Mangás sobre Tênis de Quadra
Eu reúno nessa matéria as melhores animações (anime) e quadrinhos (mangá) no estilo Japonês para o Tênis de Quadra, infelizmente são poucas as opções, porém esse é mais um motivo para reunir tudo em um lugar para você que está pesquisando sobre o assunto que está com dificuldade de achar.
Vou deixar de lado da lista aqueles onde o grande foco não é Tênis, então não espere encontrar histórias onde os personagens só casualmente jogam Tênis ou quando o esporte é apresentado só em alguns episódios ou capítulos.
Baby Steps

O Baby Steps não é um anime e mangá muito popular e não foi o primeiro que assisti no tema, mas para mim é o melhor que há até o momento.
O personagem é um garoto que começou a se interessar por Tênis um pouco tarde, ele sempre foi o gênio da sala, mas queria fazer alguma atividade física e escolheu o Tênis, ele usou toda sua dedicação e foco no jogo mental e tático para superar outros tenistas mais fortes e experientes para jogar profissionalmente.
O interessante é que esse anime é mais realista, o protagonista perde bastante, mas mesmo assim é muito legal ver o progresso e tudo que ele pensa para planejar as partidas dele.
O anime tem 2 temporadas e não tem uma continuação pelo mangá, infelizmente o autor decidiu acabar mais rápido do que os mangás normalmente acabam.
Aim for the Ace! (Ace o Nerae!)

O Aim for the Ace! ou Ace o Nerae! como é conhecido no Japão, é um anime de Tênis dos anos 70.
A história é em torno de uma garota que começa a jogar Tênis na escola para seguir os passos da tenista mais popular da turma e acaba mostrando um incrível talento para o esporte.
O anime e mangá é mais centrado em questões de discriminação social do que em técnicas de Tênis em si, o que pode afastar pessoas que querem uma experiência parecida com a de assistir Baby Steps.
Pelo fato de a história ser dos anos 70, as tenistas usam raquetes de madeira e os golpes são tecnicamente diferentes do Tênis moderno, mas ainda é Tênis de Quadra.
Para mim me irrita algumas questões da história e temas ultrapassados, mas ainda sim dá para passar o tempo e é interessante ver a protagonista levantar a cabeça e continuar se esforçando.
O enredo foge um pouco da realidade porque ninguém começa a jogar Tênis tão bem assim de um dia para outro, e para pessoas comuns como eu que precisam de anos para jogar decentemente isso não causa muita empatia, mas mesmo assim é um anime que dá para assistir até o final, há seus momentos bons.
Assim como a maioria dos Animes, o Aim for the Ace! não está com a história completa no anime ou no filme e você pode ler o restante pelo mangá da série.
The Prince of Tennis

Esse foi o primeiro anime de Tênis que assisti, ele é muito fantasioso e não é uma obra prima, mas é inegável sua popularidade que levou muitas pessoas a conhecer o Tênis em si.
Eu sou uma das pessoas influenciadas pelo Prince of Tennis, desde pequena sempre gostei de animes e até esses de super poderes, fui assistir Prince of Tennis e pela primeira vez despertei interesse em conhecer o Tênis.
Comecei a imaginar se jogar Tênis era tão incrível assim como os personagens do anime diziam, então marquei uma aula de Tênis e descobri que esse esporte é melhor do que eu imaginava, o melhor que já joguei.
Mas se for para recomendar, eu diria que o Prince of Tennis é muito exagerado e sua narrativa não é tão intrigante, tanto que nem me dá vontade de assistir novamente e muito menos as estranhas adaptações live actions (filme com atores reais) que realmente não dá para assistir.
Talvez seja mais indicado para crianças assistir, mas nem tão empolgante assim para adultos, então se você quer que seu filho ou filha se interesse por Tênis, tente assistir com ele ou ela o Prince of Tennis.
Giant Step

O Giant Step é um mangá bem curto com somente 19 capítulos, eu ainda não terminei de ler ele, mas a história envolve bastante Tênis, assim como muitos mangás, a história é um tanto exagerada, mas pelo menos a justificativa é seu senso de humor.
Na história um garoto filho do chefe da máfia japonesa se interessa em jogar Tênis porque sua amiga também joga, mas ele entrou mais porque além de gostar do clima de uma partida de Tênis ele quer tentar convencer a amiga a iniciar em esportes de luta porque ele vê muito potencial nela.
Pelo enredo você já percebe que é uma história com muito humor, mas pelo o que já li, tem bastante Tênis, ele tenta reviver o clube de Tênis masculino que estava inativo e apesar de ser talentoso ele tem que aprender o básico e esse processo é mostrado.
Happy!

O Happy! é um mangá dos anos 90 que já terminou, teve mais de 250 capítulos e conta a história de uma colegial que teve que assumir as dívidas do irmão e para pagar elas ela largou tudo para voltar a jogar Tênis.
O grande objetivo é ganhar dinheiro com Tênis para pagar a dívida, nos primeiros capítulos pouco se fala de Tênis, mas depois que ela volta a jogar e a história passa a ser sobre o crescimento dela para atingir o objetivo jogando Tênis.
Sorairo Ageha

O mangá Sorairo Ageha foi lançado em 2009 e tem somente 11 capítulos, mas a história está completa.
A protagonista é uma garota que quando menor viu um menino prodígio jogar Tênis e se interessou no esporte, no colegial coincidentemente o mesmo garoto está na sala dela, mas ele não joga mais Tênis por conta de uma grave lesão.
Ela vai aprender a jogar Tênis pela primeira vez e ele vai ensinar ela enquanto ambos jogam alguns campeonatos de dupla mista, no início ela não era de grande ajuda, mas depois vai ficando melhor.
A história é curta, mas muito legal, vale a pena conferir.
O mangá brasileiro sobre Tênis

Existe um mangá feito por um brasileiro sobre Tênis de Quadra, mas infelizmente é uma história bem curta, aparentemente ele teve um lançamento independente e depois foi lançando numa coletânea de histórias do autor.
O nome da história é Tenkamusou e foi escrito por Raoni Marqs, mas você pode ler ela na coletânea “Bendaora” no volume 02, na internet tem as primeiras páginas pra você conferir antes de decidir comprar.
Tem a versão digital para comprar na Amazon aqui.
A história é inspirada na icônica batalha de Wimbledon nos anos 80 de John McEnroe e Bjorn Borg, mas Tenkamusou conta uma história bem mais antiga, se trata de um duelo de Tênis na era dos samurais.